quinta-feira, 12 de julho de 2007

Sobre a miséria do jornalismo brasileiro

Eu quase fiz jornalismo. Por muito tempo pensei em fazer esse curso. Depois de dois anos cursados de Direito cheguei a tomar a decisão de mudar para Jornal novamente, o que felizmente acabei revendo rapidamente. O fato é que respeito muito quem percorre esse caminho. Mais: me interesso sobremaneira pela comunicação social e seu debate. E como tal, sou necessariamente crítico do que vejo, leio e ouço por aí. Há uma pleiade de repórteres preguiçosos, mal-informados e arrogantes que repetem sempre as mesmas perguntas esperando sempre as mesmas respostas. Comentaristas de quem se espera um pouco mais são os Lazier Martins da vida, que esperam que a solução para morrer menos gente é que mais gente ande armada... Enfim, há uma preocupação baixa, na grande imprensa, com a opinião e a informação mais apurada.

Creio que ocorre hoje uma importante transformação na comunicação em razão da internet, de modo ainda não permitido diagnosticar de forma definitiva. Mas as informações e opiniões hoje correm soltas, para o bem e para o mal. Não precisamos mais da Globo para saber o que ocorre em Brasília ou da MTV para ver o clipe da banda preferida.

Esse tema, a comunicação, pretendo abordar aqui, sempre que possível, mesmo sendo leigo.

Mas o motivo da postagem é linkar um vídeo sensacional, em que o músico Rodrigo Amarante, da banda Los Hermanos responde de forma diferente à mesma e velha pergunta sobre a relação deles com a música Anna Julia. Vale ver o vídeo pela pequena aula de jornalismo que a resposta dele contém, numa crítica emputecida contra a mesmice e a preguiça do jornalismo brasileiro.

Um comentário:

Caio disse...

Tanto as coisas estão mudando que a MTV vai gradativamente diminuir os clipes e passar a apresentar programas de comportamento, cada vez mais.. os clipes, ficarão para o you tube.